Como funcionam as armas de Airsoft

Antes de comprar a sua primeira arma ou então investir em outra, vale a pena ver como funcionam as armas de Airsoft. Afinal, elas são parte fundamental do esporte e mesmo sendo muito parecidas com as armas reais, o funcionamento e o mecanismo de disparo mudam e você precisa saber as diferenças.

Então, vamos ao que interessa e ao que você deve estar se perguntando:

“Quais são os tipos de arma de Airsoft? Como elas funcionam?”

Para começar, vamos conhecer os três tipos que você pode encontrar e como cada uma funciona.

Tipos de armas do Airsoft

  • Armas Elétricas (AEG)
  • Armas de Mola (spring)
  • Armas a Gás Comprimido (GBB)

Armas Elétricas (AEG)

As armas elétricas, também conhecidas pela sigla AEG, precisam de uma bateria elétrica para funcionar. Porém, a notícia boa é que a bateria é recarregável e você pode levar outras de reserva ao entrar em campo para uma partida.

O funcionamento se dá por uma mola que ao ser liberada, empurra o pistão dentro de um cilindro, comprimindo o ar para impulsionar a bala (BB). Enquanto as armas de mola funcionam com um sistema de compressão manual tiro a tiro, as armas elétricas têm a vantagem de um sistema eletromecânico. E agora você deve estar se perguntando: “mas o que é isso?”. É a bateria que faz o motor funcionar e as engrenagens girarem para então comprimir a mola.

Vale destacar que esse é o modelo preferido pelos jogadores de Airsoft, devido a praticidade e a agilidade de disparo durante os jogos.  

Armas de Mola (spring)

Armas de mola ou de spring, tem – como explicamos acima – uma mola que ao ser comprimida, armazena energia. Ao ocorrer o disparo, a mola é liberada, comprimindo o ar que está dentro do cilindro e impulsionando então a bala (BB) para fora. Nesse tipo de arma, você precisa fazer a recarga a cada disparo e apenas uma bala é disparada por vez.

Armas a Gás Comprimido (GBB)

Ao contrário das outras armas, esse tipo, a gás também conhecido como GBB, tem um reservatório de gás em seu mecanismo e o seu funcionamento ocorre a partir da propulsão gerada quando o gás é liberado.

Ao acionar o gatilho, uma parte do gás (armazenado no cilindro – normalmente localizado no punho da arma) é liberado em alta pressão para dentro da arma e assim propulsiona o cilindro e causa o disparo. É importante saber que esse é o tipo de arma com a maior potência de tiros e entre os gases mais utilizados estão: CO2, green gás e propano.

Agora que já conhece os tipos de armas de Airsoft, conte pra gente qual você mais gosta e também mande dicas para quem está começando! 🙂

 

Confira também algumas dicas para comprar uma arma de airsoft!

Leave a Comment