Movimentações táticas mais comuns no Airsoft

Entrar em campo, participar de diferentes missões e ter diferentes papéis como jogador fazem parte de quem gosta do Airsoft. Mas para melhorar a sua estratégia e poder aplicar novas táticas em campo, você precisa saber como se movimentar para enfrentar e ganhar as suas missões.

Tipos de movimentação tática no Airsoft:

  • Coluna
  • Corredor
  • Crisscross
  • Diamante
  • V

Agora chegou a hora de conhecer um pouquinho mais sobre elas e como cada um funciona, assim você vai entender melhor quando usar em suas táticas dentro do campo.

Movimentação em Coluna

Ao se movimentar em coluna, também chamado de caminho de cobra, os jogadores ficam em fila e os primeiros são responsáveis pela ação e atuação estratégica. Já o último jogador deve se posicionar na defensiva e dar cobertura para o grupo que está a frente, assim como no exemplo abaixo:


Dica: use essa formação em espaços fechados ou estreitos, mas é preciso cuidar para não entregar a posição do time, principalmente porque a fuga em lugares menores fica bem mais difícil.

Movimentação em Corredor

Esse tipo de movimentação, também conhecido como “coluna dupla”, tem jogadores divididos em duas linhas – ou colunas – de maneira intercalada, exatamente como acontece em um zigue-zague como o exemplo abaixo:

Os jogadores que utilizam essa formação têm o objetivo de se movimentar com segurança, oferecendo cobertura uns aos outros e evitando emboscadas.

Dica: posicione os líderes no meio da formação para dar mais apoio e ter uma posição estratégica melhor. Mas atenção: não use essa formação em espaços abertos, pois dessa forma é possível indicar a posição de muitos jogadores e causar perdas significativas.

Movimentação Crisscross

Para agilidade e movimentos rápidos do time, o crisscross é ideal, pois o ataque é feito em duplas, cada uma por um lado e um pode proteger o outro caso se sintam ameaçados.

Dica: use a movimentação para surpreender o adversário, mas preste bem atenção, pois caso algo não dê certo o seu time perderá ao menos, dois jogadores.

Movimentação em Diamante

Ao optar por se movimentar dessa forma, os jogadores devem se organizar como um losango e andar de forma ordenada. Quando realizada de forma correta, o time tem mais cobertura e segurança. Observe na imagem abaixo como ela funciona:

Dica: escolha essa formação ao entrar em ambiente hostil, no campo adversário, quando há uma ameaça de emboscada ou você está em uma partida noturna. Mas caso seja preciso velocidade repense na sua estratégia porque essa movimentação não é muito ágil e precisa de mais tempo para ser executada.

Movimentação em V

Esse tipo de formação lembra uma pirâmide ou a letra V invertida com o jogador da ponta focado em reconhecer o campo, além de dar cobertura para os que estão o seguindo. Veja como ela é estruturada:

Dica: se você estiver em um campo aberto, essa pode ser uma boa opção, mas é preciso de muita atenção porque snipers da equipe adversária que podem estar observando. Além disso, cuide com a quantidade de jogadores, muito pouco pode atrapalhar a tática e muitos podem levar a muitas baixas da equipe, caso algo dê errado.

Agora que você conhece os tipos de movimentação, pense na melhor estratégia e aproveite para aplicar em um destes campos. 😉

Leave a Comment