Jogador de Airsoft

Regras do Airsoft

O Airsoft é um esporte levado a sério, e que por isso, existem várias regras que devem ser seguidas. É importante se ater a elas para sua própria segurança e a segurança dos demais jogadores.

Regras sobre a idade

Em geral, a regra para a idade é que a pessoa tenha pelo menos 18 anos ou mais. Alguns lugares, geralmente quando se trata de eventos, ou até mesmo algumas equipes, permitem que pessoas com 16 anos para cima possa participar.

Porém, nesse caso deve ter a aprovação dos pais e responsáveis. De outra forma, não serão permitidos jogar.

Regras sobre a segurança

O Airsoft não é tão perigoso quantos outros esportes com armas, mas de toda forma, é importante seguir as regras de segurança para evitar acidentes. Usar os equipamentos de segurança é obrigatório para poder jogar.

Como por exemplo, é necessário proteger os olhos, porque caso alguma munição acerte os olhos de algum jogador, as consequências podem ser severas, como cegueira. Portanto, aqueles que não usarem os óculos especial para o jogo, podem ser desclassificados.

Há ainda, alguns equipamentos que são opcionais, mas de uso recomendável, como coletes, joelheiras, coturnos, proteção facial completa. Jogue sempre com segurança.

Alguams outras orientações de segurança gerais

  • Sempre siga os princípios legais;
  • Não atire ou mire nas pessoas sem proteção em qualquer circunstância;
  • Não apareça com a sua arma em público, você pode ser confundido;
  • Não pinte a ponta da sua arma, é necessário que seja vermelha ou cor de laranja;
  • Transporte a sua arma em um case;
  • Se tiver vizinhos, avise que está jogando para não assustá-los ou gerar algum mal entendido;
  • Dependendo do local, é prudente avisar a polícia de que estão jogando Airsoft, para evitar maiores problemas;
  • É importante deixar o seletor de tiro sempre no safe;
  • Nunca deixe o dedo no gatilho, faça isso apenas no momento em que for atirar;
  • Tenha cuidado com a sua arma como se ela fosse uma arma de fogo normal. Isso evita acidentes e maiores problemas

Regras sobre a legislação

É muito importante que os jogadores sigam a legislação vigente no Brasil quando se diz respeito as armas usadas no jogo.

Na legislação, as armas do Airsoft são enquadradas como as armas de pressão, devendo seguir algumas regras. Primeiro, devem ser usadas apenas 3 tipos, que são as de mola, as de gás e as elétricas. Todas deve ter, em suas extremidades, um detalhe em vermelho ou laranja, para mostrar que não são armas de verdade e sim, para o esporte. Isso acontece porque as armas do Airsoft são réplicas das armas originais. Além disso, as velocidades dos projeteis também são estabelecidos e devem ser respeitados.

Para saber mais, leia o post “As armas de Airsoft são permitidas por lei?”

E você? Conhece mais alguma regra importante para adicionar nessa lista? Não esqueça de ler todos os outros posts para saber mais sobre o Airsoft.

Leave a Comment